A importância do uso de fertilizantes na agricultura

25 de maio de 2020

A importância do uso de fertilizantes na agricultura

Por Gabriel Amarante - 25 de maio de 2020

Produzir alimentos que supram a demanda mundial de mais de 7 milhões de pessoas não é uma tarefa fácil. Por isso, os produtores rurais estão sempre procurando formas de aprimorar o uso de suas terras para que a produtividade seja mais alta.

Entre as principais ações para aumentar a produtividade está o uso de fertilizantes na agricultura. Eles são considerados fundamentais nesse processo, pois trazem diversos benefícios que levam ao aumento da produtividade.

Para saber mais sobre a importância da utilização de fertilizantes na agricultura e como eles auxiliam na produtividade, continue lendo o nosso artigo. A seguir, explicaremos quais são os tipos de fertilizantes disponíveis e os benefícios de usá-los em sua lavoura. Confira!

Tipos de fertilizantes

Os fertilizantes são fontes de nutrientes aplicados diretamente no solo ou em tecidos vegetais para auxiliar no crescimento das plantas. O solo fornece naturalmente nutrientes para fazer com que as plantas cresçam, porém esses não são suficientes para que a cultura seja altamente produtiva.

Por isso é muito importante fornecer uma fonte extra de nutrientes para uma plantação. Atualmente, existem 3 tipos de fertilizantes que podem ser usados em uma lavoura. São eles:

Orgânico

Esse modelo é feito a partir de matérias-primas industrial, vegetal ou animal, urbana ou rural. Geralmente, ele é utilizado nas lavouras para aprimorar as características biológicas, físicas e químicas do solo. Além disso, esse tipo de fertilizante é importante para reciclar os nutrientes da terra.

Mineral

O fertilizante mineral é criado a partir de matéria-prima mineral, sintética ou natural, sendo que geralmente seus compostos são retirados de minas e rochas.

Esse tipo costuma ser o mais usado na agricultura, porque contém uma alta quantidade de nutrientes e apresenta um efeito mais rápido na plantação. Ele realmente é bastante relevante para o crescimento das plantas, porque é composto por nitrogênio, fósforo e potássio (N-P-K).

Organomineral

Como já diz o nome, esse modelo é uma mistura dos 2 fertilizantes citados acima.

Como cada um dos modelos de fertilizante é usado com objetivos distintos, é possível utilizar mais de um tipo na mesma lavoura. Entretanto, para que eles provoquem o efeito desejado é essencial que a cultura onde eles serão aplicados seja estudada antes.

Isso é necessário, porque não basta apenas adicionar fertilizantes no solo ou nos tecidos vegetais. Para obter um resultado positivo, é preciso saber exatamente onde, quanto e quando aplicar o produto na lavoura.

 

Benefícios de utilizar fertilizantes na agricultura

Como foi dito, os fertilizantes são essenciais para haver crescimento de produtividade em uma cultura. Esse, sem dúvida, é o principal benefício de utilizar esses produtos. Contudo, essa vantagem é um resultado direto dos outros benefícios que os fertilizantes trazem para a lavoura.

Agora, listaremos 4 vantagens de utilizar fertilizantes e explicaremos como elas promovem o aumento e a melhoria da produtividade.

1. Ajuda no crescimento das plantas

As plantas precisam de diversos nutrientes para se desenvolver de forma adequada e se transformarem em vários alimentos mais tarde. O solo fornece parte desses nutrientes, porém ele não consegue oferecê-los na quantidade que uma cultura de alta produtividade necessita.

Os fertilizantes fornecem mais nutrientes para as plantas, como o nitrogênio, fósforo e ferro, para que elas se desenvolvam da maneira correta. Além de ajudar no crescimento, os fertilizantes também fazem com que os vegetais tenham um sistema radicular forte. Ou seja, essas plantas crescem mais resistentes que as que não são cultivadas em solos com fertilizantes.

2. Melhora a qualidade do solo e evita erosões

O solo é rico em nutrientes, porém ele perde boa parte desses quando são realizadas as colheitas. Isso acontece porque ao retirar os grãos, folhas ou demais itens essenciais para a agricultura, parte dos nutrientes acaba sendo retirada indiretamente da terra.

Se esses nutrientes não forem repostos, o solo pode ter que utilizar os de sua reserva. Isso é um problema, pois pode reduzir a quantidade de matéria orgânica presente e, consequentemente, degradar bastante o solo.

Por isso, é fundamental que sejam usados fertilizantes para que a qualidade do solo se mantenha. Com eles, os nutrientes retirados pela colheita são repostos, a presença de matéria orgânica aumenta e a qualidade do solo se aprimora.

Nesse cenário, o produtor rural não precisa se preocupar com degradações, erosões e demais problemas ocasionados por esses, como deslizamento de terras e assoreamentos de rios. Ainda, ele terá a certeza de que sua terra continuará produzindo bem.

3. Protege contra doenças e pragas

Quando as plantas se desenvolvem com a quantidade certa de nutrientes, elas ficam fortes e ainda conseguem aproveitar melhor a energia solar e a água que lhes são fornecidas. Dessa forma, as plantas ampliam suas capacidades de fazer fotossíntese e de produzir massa vegetal.

Essas são grandes vantagens, porque assim, elas se fortalecem ainda mais e as chances de serem infectadas por pragas ou doenças diminuem consideravelmente.

4. Auxilia na conservação do meio ambiente

O uso de fertilizantes auxilia na conservação do meio ambiente, porque essa ação faz com que seja possível produzir mais em lavouras menores. Sendo assim, ao usar fertilizantes, o produtor pode transformar sua plantação em uma produção mais sustentável e positiva para o meio ambiente.

Essa vantagem não causa diretamente o aumento da produtividade de uma cultura. Na realidade, ela é um dos motivos pelos quais os produtores rurais buscam formas de otimizar suas terras. Afinal, quanto melhores forem os resultados trazidos por uma pequena porção de terra, menor será a necessidade de desmatar outras áreas.

Esses benefícios são excelentes para o produtor rural e para o meio ambiente também, porque o solo e as plantas vão se desenvolver da forma adequada e, ainda, a natureza será conservada.

Entretanto, antes de aplicar fertilizantes em sua lavoura é imprescindível que seja feito um estudo para que você saiba qual tipo deve aplicar, quando, onde e em qual quantidade. Dessa maneira, você poderá aproveitar todas as vantagens que esse produto pode trazer para sua cultura.

Para saber mais sobre o uso de fertilizantes na agricultura, continue lendo os nossos artigos aqui no blog da Phosfaz!

  • Compartilhe: